Missão

Somos uma associação civil, científica, cultural, filantrópica e beneficente, de âmbito estadual, sem fins econômicos, que visa promover o estudo da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec, com suas relações principalmente no campo da medicina. Conduzir e apoiar a pesquisa  e a  experiência, para fundamentar a relação Espiritismo-Ciência. Desenvolver em conjunto com Núcleo espírita Nosso lar e Centro de Apoio ao Paciente com Câncer,  trabalho de assistência voluntária e de apoio.

HISTÓRICO

A Associação Médico-Espírita de Santa Catarina é uma seccional da AME-Brasil - entidade federativa, no estado de Santa Catarina.

A AME-Brasil foi fundada em São Paulo, em 17 de junho de 1995, por iniciativa de um grupo de médicos, sob a inspiração espiritual do Dr. Adolpho Bezerra de Menezes - patrono dos médicos espíritas do Brasil. 

A AME- Santa Catarina foi inicialmente fundada em 28 de fevereiro de 1999  na sede do ICEF - Instituto de Cultura Espírita de Santa Catarina, em Florianópolis, organizada por um grupo de médicos, sob a presidência do Dr. Ricardo Di Bernardi, pediatra catarinense.


 

Na reunião ocorrida no dia 29 de abril de 2001, ainda sob a presidência de Ricardo Di Bernardi, a AME-SC cessou completamente as suas atividades, sem previsão de retorno.

Numa tentativa de reativar a AME-SC, após quatro anos e seis meses inativa, um grupo de médicos de Florianópolis, liderados pelo médico e professor Dr. Newton Marques da Silva, junto a outros médicos, Dr. Odi Oleininski , Dra. Wilma Carrilho, Dr. André Felix Cardozo e antigos sócios, sob inspiração e apoio da Dra. Marlene Rossi Nobre, presidente da AME-BR, reuniram-se em assembléia geral no Hospital Universitário – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 4 de outubro de 2005, com a finalidade de eleger nova Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, para assumirem o compromisso de desenvolver as atividades da AME-SC.

A AME-SC foi então reativada, com plena atividade nos próximos anos. inicialmente sob a presidência do Professor Dr. Newton Marques da Silva, por um período de dois anos.

Durante o biênio 2007/2009 a médica Dra. Maria de Fátima Marques da Silva, então presidente da AME-SC, firmou parceria com a   instituição Núcleo Espírita Nosso Lar, onde a AME-SC desenvolve trabalho assistencial, principalmente junto ao CAPC – Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, recebendo do NENL o suporte e a assessoria administrativa necessária para a AME.

Desde então, novas possibilidades tem se estabelecido, com participação dos médicos associados da AME-SC na divulgação da doutrina e do paradigma Médico-Espírita na sociedade através de palestras, no auxilio fraterno, no voluntariado, nas aulas junto a Escola de Médiuns do NENL e no exercício da mediunidade naquela instituição.

A AME-SC reúne-se habitualmente na última quinta feira de cada mês no Hospital Universitário- UFSC, em palestras públicas, no  anfiteatro da Clínica Cirúrgica, às 19:30 h, com palestras relativas à temática saúde e espiritualidade.