Projeto "Indique um livro"

Projeto “Indique um livro”

Projeto em parceria : Sugestões de Dra Ana Lúcia Schmidt Tirloni e AME-SC

 

ü  Receite um livro para uma pessoa em processo de doença terminal

Observações: no livro “Ser médico, ser Humano” o Dr Décio Landoli Junior nos relata seu caminho como médico, até se tornar um médico espírita, e como isso alterou sua conduta perante os pacientes. Abordando também: Quando não há um tratamento curativo para a doença em questão, cabe ao médico preparar seu paciente para o seu desenlace, bem como auxiliar a família, respeitando sempre a religião do paciente e suas crenças em geral.

 

Para os médicos que estão lidando com pacientes terminais, é preciso cuidar do paciente, bem como da família. Sempre respeitando a religião do paciente, trazer sugestões de livros ou terapias que possam auxiliar o paciente em seu desenlace e à família a aceitar que o tempo que passou com seu ente querido foi suficiente. Que saudade é o amor que fica, trazendo questionamentos sobre a finitude.

 

ü  Livros sobre Experiência de Quase Morte – EQM

Observações: para pacientes que não são espíritas, podemos abordar o tema através de livros que relatam Experiência de Quase Morte (EQM)

 São exemplos: os livros do Dr. Eben Alexander III,  médico neurocirurgião norte-americano que ficou 7 dias em coma devido a uma meningite atípica, foi desenganado pela medicina atual e após, retorna do coma contando sua incrível experiência ( Uma prova do Céu; Mapa do Céu)

      

 

Os livros da Dra Elisabeth Kubler Ross, médica que trabalhou por mais de 20 anos com pacientes terminais das mais variadas idades e conta sua incrível experiência e aprendizado pelos relatos de EQM de seus pacientes nos seguintes livros:

            A Roda da Vida; Sobre a morte e o morrer; A morte, um amanhecer.

             Os segredos da Vida

   

 

ü  Livros para serem lidos durante o culto do Evangelho no lar

 Observação: os livros podem ser abertos ao acaso, trazendo uma mensagem que remete a uma mudança de comportamento, mas sem cobrança, um convite à felicidade, gratidão, esperança, auto transformação e cura.


   

 

ü  Livros para serem lidos por pessoas passando pela depressão

Livros do médico Dr. Andrei Moreira

Reconciliação; Cura e autocura; Autoamor e outras potencias da alma.

 

Homossexualidade sob a ótica do espiritismo

   


Breve resenha: no livro Reconciliação consigo mesmo, com a família e com Deus, o Dr. Andrei Moreira nos abrilhanta uma abordagem baseada na Parábola do Filho Pródigo, conceitos de adoecimento baseado na teoria miasmática da homeopatia e alguns aspectos sobre Constelação Familiar, tratando assuntos como depressão, angústia e ansiedade como desconexões entre o ser e o Criador.

 

Para pacientes com problemas de auto-estima, o livro Apaixone-se por você do Médium Wanderley Oliveira, traz uma série de mensagens que convidam a uma mudança de pensamentos e atitudes. Reforma Intima sem martírio, também é um livro que nos convida à mudança, e a transformação, sem culpa, sem medo, como uma evolução gradativa e progressiva rumo a tomada de consciência.

            


ü  Livros para médicos e familiares de pessoas com problemas psiquiátricos

Serie psicológica Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, com 16 livros falando sobre auto-conhecimentos, estudo de emoções e sentimentos, a luz do espiritismo.

Também  o  livro Saúde Mental, relatos do dia a dia de um psiquiatra espírita. Livro de leitura agradável, trata de 47 casos de pessoas com doença psiquiátrica. Demonstrando seu amor pela profissão, O Dr. Jaider R. de Paulo relata aspectos espirituais recebidos através de tratamento mediúnico no Hospital André Luiz, integrando ciência e espiritualidade na busca da saúde integral.